A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmara, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar. Nièpce chamou o processo de "heliografia", gravura com a luz do Sol. Paralelamente, outro francês, Daguerre, produzia com uma câmara escura, efeitos visuais num espetáculo denominado "Diorama".
Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.
Daguerre e Niépce trocaram correspondência durante alguns anos, vindo finalmente a firmarem sociedade.
1876 - Primeiras imagens em movimento
Através de uma experiência efetuada por Eadweard Muybridge , nos Estados Unidos, usando 24 câmaras, produziu-se uma série de imagens estereoscópicas de um cavalo a galope. Foi a "primeira" imagem em movimento, embora ele não a chama-se por esse nome. Essa tecnologia requeria uma pessoa que observando a partir da maquina, visualiza-se as fotos sendo separadas por um papel impresso ligadas a um cilindro que era girado por uma manivela. As imagens eram passadas a uma velocidade variável de 5 a 10 quadros por segundo, dependendo da rapidez do movimento da manivela. As versões comerciais dessas máquinas eram operadas por moedas.
1895 - O aparecimento do Cinema
De fato, a data de 28 de Dezembro de 1895, é especial no que refere ao cinema e à sua história. Neste dia, no Salão Grand Café, em Paris, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos do seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. Este fazer artístico conquistou o mundo e fez nascer uma indústria multibilionária. O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat.
Thomas Alva Edison foi um inventor, cientista e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O fonógrafo foi uma de suas principais invenções.
O Fonógrafo foi um aparelho inventado em 1877 por Thomas Edison para a gravação e reprodução de sons através de um cilindro. Foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons.
"O génio consiste num por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração."
Thomas Alva Edison (in Revista Harper's, Setembro de 1932)
Em 1920 realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através de um sistema mecânico baseado no disco de Nipkow. Quatro anos depois, em 1924, John Baird transmitiu contornos de objectos à distância e no ano seguinte fisionomias de pessoas. Já em 1926, John Baird, fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres, para a comunidade científica e logo após assinou contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.Por volta desta altura, mais concretamente no ano de 1923, o russo Vladimir Zworykin patenteou o Iconóscopio, invento que utilizava tubos de raios catódicos.
Em Março de 1935, a Alemanha foi o primeiro país a oferecer um serviço de televisão pública, adoptando um padrão de média definição com 180 linhas e 25 quadros por segundo. No mesmo ano, mas em Novembro, a França iniciou as suas transmissões, sendo a torre Eiffel o posto emissor.
1956 - Aparecimento do Video
1956 - Aparecimento do Video
Os avanços tecnológicos na captação, transmissão e recepção de imagens vídeo tiveram um avanço muito rápido no após guerra. A televisão era o entretenimento dos americanos, de tal forma que se vulgarizou e cobria já totalmente o território americano na década de 50. Este facto veio incentivar novos desafios técnicos, nomeadamente o video gravador.
Foi em 1956 que verdadeiramente podemos afirmar o nascimento do vídeo como audiovisual, pois foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens electrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação.
Charles Ginsburg, da Ampex, criou o primeiro gravador de video-tape viável da história em 1951. O sistema utilizava câmaras que transformava imagens em impulsos magnéticos gravados em fitas que poderiam ser reproduzidas posteriormente, muito similar ao utilizado até há pouco tempo no VHS.
Embora o primeiro formato óptico date 1958, inventado por David Paul Gregg, o formato reflexivo, que gerou posteriormente o CD e o DVD, surgiu em 1968 pela Pioneer. Embora o LD não tenha sido uma tecnologia bem sucedida, criou um novo paradigma na gravação não só de vídeo, mas de dados em geral.
A primeira câmara de vídeo foi a Sony BMC100P, de 1983, que gravava em Betamax. A partir dela nasceu o conceito de câmara portátil e tirou dos profissionais o monopólio de gravação de vídeo.
http://www.netplus.xpg.com.br/10.html
Sem comentários:
Enviar um comentário